terça-feira, 25 de março de 2008

Para não dizer que não falei de custos

Bom, enquanto as fotos da cerimônia e da festa não aparecem, resolvi postar alguns outros assuntos que estão na minha lista como muito importantes. A questão de custos é um deles. A gente fala, fala, fala a respeito das finanças em um casamento, mas só quando ele termina é que temos a real noção de quanto foi gasto. Eu espero que as minhas continhas possam ajudar as outras noivas e que elas se preparem para enfiar a mão no bolso e também saber economizar onde for preciso.

Primeiro vou começar com as dicas que acho importante:

1) Li uma vez em uma revista que nós sempre devemos orçar o que for da festa de casamento sem dizer que é um casamento. Motivo: sempre se cobra mais caro por casamentos, pois normalmente eles dão mais trabalho e os noivos estão dispostos a gastar. Vi que isso é verdade de duas formas. Meu marido trabalha com som e adota essa postura e a moça que plissou (sei lá se escreve assim) também deu essa deixa.

2) Procure sempre pedir um desconto. Chore muito, o máximo que puder. Tente comprar tudo a vista, pois nessas horas é que dá para economizar bastante.

3) Fixe no que é importante para festa e deixe o supérfluo de lado. No fim das contas, ninguém repara naquilo que ficou faltando (mas não fez falta). Exemplo: não fiz bem casados, pois a grana não ia dar. Até o momento ninguém nem sequer me perguntou porque não servi esse docinho na festa. Acho que nem notaram que ele não estava lá.

4) Essa é a dica que acho mais importante e que não está relacionada apenas aos custos: algo sempre vai dar errado e não vai sair como você imaginou, então relaxa e curta a festa da forma como ela estiver, pois não haverá outra para compensar os erros.

Voltando agora aos custos do meu casamento (caramba, esse post já tá ficando enorme e cansativo), segue uma pequena matemática do que gastei. Eu tive muita ajuda e ganhei muita coisa, então vou colocar o valor real e o valor final:

Vestido noiva: R$ 400,00 (porque mandei fazer. Na loja ele estava por R$ 1.200,00)
Acessórios noiva: R$ 200,00 (incluindo sandália, véu, colar e flores decorativas)
Preparação noiva: R$ 114,00 (unha, sobrancelha, cabelo e maquiagem)
TOTAL REAL: R$ 1.514,00
TOTAL FINAL: R$ 714,00


Roupa noivo: R$ 200,00
TOTAL FINAL: R$ 200,00

Documentação igreja católica: R$ 90,00 (o correto é R$ 190,00 - tivemos um desconto)
Documentação cartório: R$ 300,00 (comunhão parcial de bens)
Buffet de churrasco: R$ 5.705,00 (para 235 pessoas)
Espaço para festa: cortesia do sogro (não sairia por menos de R$ 2.000,00)
Mesas e cadeiras: cortesia do espaço (pelo valor do ES, R$ 682,00)
Som: cortesia do maridão (custaria por volta de R$ 1.500,00 pelo tamanho do espaço)
Itens para festa: R$ 50,00 (papel higiênico, fio dental, absorvente, remédios)
Petiscos: R$ 30,00
TOTAL REAL: R$ 10.457,00
TOTAL FINAL: R$ 6.175,00


A lua de mel foi em Arrail do Cabo. Fomos de carro, pois assim conseguiríamos passear mais. Não tentamos economizar, mas no final ficou muito mais barato do que nós esperávamos.
Gasolina: R$ 300,00 (foram mais ou menos 1.000 km rodados)
Passeios: R$ 200,00
Hospedagem: R$ 550,00 (5 dias)
Alimentação: R$ 250,00
TOTAL FINAL: R$ 1.300,00

Necessário mesmo é guardar dinheiro para o pós casamento, pois muita coisa a gente acaba não ganhando e algumas vezes é preciso dar um troquinho nas trocas de presentes. Até o momento gastei o seguinte:
Troca de presentes: R$ 101,00
1ª compra de supermercado: R$ 450,00 (essa é assustadora, pois tem que comprar muita coisa)
Armário de cozinha: R$ 400,00 (era para ser presente, mas no final tivemos que bancar)
Tranqueiras e bugigangas: R$ 150,00 (para aquelas "coisinhas" essenciais que a gente não ganha de jeito nenhum)
TOTAL FINAL: R$ 1.101,00

No final das contas (ufa, achei que não ia chegar nesse ponto nunca mais), obtive os seguintes valores:

TOTAL REAL: R$ 14.572,00
TOTAL FINAL: R$ 9.490,00


Vale lembrar aqui que eu escolhi uma festa muito econômica e deixei de lado todo o supérfluo que poderia existir. Não tive docinhos, brindes, lembrancinhas, decoração chique, absolutamente nada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi querida,

Sempre leio seu blog, acompanho há algum tempo e sinto exatamente o que vc sentiu, passou... me caso em 07 de Junho próximo e estou desesperada pq acho que não vai dar tempo! tenho muitas coisas pra fazer ainda... infelizmente eu tb não posso bancar um casamento de R$ 50.000,00 (nem de 20.000,00) massss... acho que na medida do possível sai tudo mais ou menos do jeitinho que sonhamos e isso é o que importa. Te desejo toda a felicidade do mundo tá?

Uma Beijoca


Amanda

Dedinhos Nervosos disse...

Creeeeeeeedooooooooooooooo!!!!!!Cara... se um dia eu casar, acho que vou me despedir do povo na igreja mesmo. Vou gostar mais de gastar essa graninha numa viagem... com direito a comprinhas, claaaarooo eheheh

Mas valeu a pena. Foi tudo lindo!!! :o)

Unknown disse...

Amigaaa... afff e vai dinheiro né ?? Senhor...

Até que você conseguiu economizar bem !! Parabéns... Já copiei algumas das dicas pra mim !!!

Beijosssssssss